sexta-feira, 8 de março de 2013


Escola e Tecnologia

www.plurismidia.com.br/lib/images/plurismidia/sac2.jpgr 
 Olá boa noite...
Hoje postei um texto para nossa leitura,  Meus Links, com o nome de "Tecnologia na Escola" acesse e aproveite a leitura. Também postei um vídeo que pode ajudá-los na leitura. Aproveitem!!!!
Espero que tenha sido bem gratificante:

  •  o vídeo exibido no programa Fantástico do dia 03 de abril de 2013 
  •  a leitura do texto: "Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relações entre a escola, a tecnologia e a sociedade" de  Edla Ramos.

Creio que temos novas questões para pensar no fazer escolar.
Vamos então pensar em algumas questões para discutirmos...


  1. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
  2. Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
  3. Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
Então vamos lá, quem se habilita a começar nossa conversa????
Um abraço a todos e eu fico por aqui aguardando...

15 comentários:

  1. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    A tecnologia hoje, ela e necessária dentro da escola, para que não fique fora dos avanços da sociedade que se transforma continuamente. A escola não pode e não deve se acomodar. A escola não pode ficar indiferente às novas tecnologias, ela está ai para preparar nossos alunos no uso adequado e inteligente das tecnologias. É importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital.

    Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    Os recursos tecnológicos devem ser utilizados para propiciar novas experiências, que contribua para o desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia e do sujeito podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.

    Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    Dando acesso a novos conhecimentos, promovendo a prática para o desenvolvimento de habilidades, para que o aluno seja agente do seu sucesso, para que viva com ética ,responsabilidade, liberdade e comprometimento.

    ResponderExcluir
  2. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    No mundo moderno estamos nos deparando com tecnologia em quase tudo que nos cerca, e a escola não pode ficar alheia a esse desenvolvimento; por que assim como a sociedade está em constante processo de transformação a escola deve acompanhar essas mudanças.A escola é o lugar ideal para promover a inclusão digital por que nem todos tem a possibilidadde acesso a computadores em casa. É importante lembrar que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e a informática tem sido muito requisitada.

    Como usar os TICs na escola, como imcorporar tecnoligias no processo educativo?
    TICs são instrumentos para a educação e a formação durante a vida, por que dão acesso a conhecimentos e oferecem possibilidades de soluções individuais.Deve ser usado de forma que contribua para a formação da consciência crítica do individuo frente a sociedade.

    Como preparar o aluno para o mercado de trabalho?
    Desenvolvendo nele responsabilidade, confiança; fazendo com que os alunos façam uma relação com o conhecimento adquirido na escola e a prática no cotidiano.. fazendo com que ele leve para seu ambiente de trabalho ética, respeito e comprometimento com sua profissão.

    ResponderExcluir
  3. Aline Tempera 5° período NOITE

    1)Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    Estamos em um mundo moderno aonde a tecnologia está bastante cada dia mais presente na nossa sociedade,e de alguma forma está mudando o nosso jeito de aprender e ensinar. As escolas não podem se conformar em apenas ensinar a ler e escrever do modo tradicional o uso da tecnologia pode ajudar muito nesse procedimento. A escola pode oferecer aos alunos que não tenham oportunidade de aprender a usar o computador para aqueles que não tenham condições de ter um em casa.
    Temos que ter responsabilidade de formar nossos alunos para que sejam inseridos na sociedade da informação.

    2)Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?

    As TICs tem como objetivo melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e tem que ser usado de forma que contribua para a formação do individuo frente a sociedade.

    3)Como preparar o aluno para o mercado de trabalho?

    Promovendo a eles oportunidades de conhecer " O NOVO" fazendo com que eles tenham responsabilidade, confiança, opnião critica , ética e principalmente ter responsabilidade e comprometimento com sua profissão.

    ResponderExcluir
  4. Priscila Veal 5°período-noite

    1)Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    O uso da tecnologia nas escolas se faz necessário para o desenvolvimento do aluno, pois a sociedade está em constante mudanças ao qual estes devem estar inseridos. A escola deve proporcionar o uso dessas tecnologias, porque muitos alunos, não podem usurfruir de tais bens, devido sua condição social.

    2)Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    Tais recursos tecnológicos visam a melhoria e a qualidade do ensino, oferecendo novas possibilidades de soluções individuais. Devem contribuir para a formação crítica do indivíduo frente a sociedade.

    3)Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    O aluno deverá ter acesso a novos conhecimentos,para que possa construir sua autonomia e criticidade,buscando desenvolver habilidades para que ingresse no mercado de trabalho, sendo competente e tendo compromisso com o que lhe é proposto.

    ResponderExcluir
  5. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    Pois cada dia que passa a tecnologia aumenta, por isso precisamos estar sempre nos evoluindo diante desse mundo moderno. O computador é também uma importante ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. E a escola dando acesso à essa tecnologia fica mais fácil, porque não são todos os alunos que têm esse acesso em casa. Assim todos se incluem nessa tecnologia!

    Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    O acesso às TIC devem fazer parte do cotidiano da escola com a finalidade de preparar os educandos para o mercado de trabalho, e para os desafios que irão aparecer no dia a dia,saber utilizar essa tecnologia para a busca de informações e que cada pessoa possa resolver os problemas do cotidiano, compreendendo o mundo ao qual está inserido e atuar na transformação de seu próprio contexto.

    Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    Oferecer orientação profissional e dicas para a escolha da carreira. Trazer pessoas de diferentes áreas de atuação para que respondam as perguntas dos alunos e mostrem como funciona a rotina de suas carreiras, dando a eles também oportunidades de conhecer, fazer, e ter experiÊncias.

    ResponderExcluir
  6. 1)Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    Precisamos usar a tecnologia na escola para que as crianças possam se interagir e conhecer os novos meios tecnológicos que estão surgindo, e assim poderem explorá-los de forma adequada, aproveitando tudo o que eles podem oferecer, além de serem um bom recurso para que o professor possa utilizar em suas aulas, tornando-as mais criativas e interessantes para seus alunos.

    2)Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    As TICs podem ser usadas na escola para ajudar em um melhor desenvolvimento dos alunos e da aprendizagem. Tanto dentro, quanto fora da escola, o uso das TICs também poderão contribuir para uma melhor formação desses alunos perante a vida.

    3)Como preparar o aluno para o mercado de trabalho?
    Preparar o aluno para o mercado de trabalho não significa somente lhe dar o conteúdo para que ele aprenda, é preciso ir além disso, ou seja, formar um verdadeiro cidadão consciente de seus atos, além de ajudá-lo a ser um cidadão crítico, reflexivo e que saiba atuar dentro da sociedade. Com isso ele estará bem preparado e se tornará um ótimo profissional dentro do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Larice Ribeiro - 5º período - noite

    1.Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho. Os alunos e professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação. Por isso, é importante que a capacitação dos educadores e gestores para o uso da mídia se dê em conjunto com a comunidade escolar. Afinal, a tecnologia está presente a todo momento.


    2.Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?

    É fundamental, pois a educação constitui-se na mais eficaz instrumentalização para a cidadania, garantindo a apropriação dessas tecnologias, permitindo à escola a autonomia para formar cidadãos críticos, com igualdade de oportunidades.


    3.Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?

    Fazendo com que o aluno possa sempre expressar suas ideias, relacionando assim o conhecimento específico com o cotidiano, levando valores, ética, responsabilidades, assumindo compromissos com sua profissão.

    ResponderExcluir
  8. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    A tecnologia é a visão geral da Nova Escola.É um assunto indiscutível.Não tem mais o que questionar.A tenologia é a última forma do aprendizado.
    Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    Primeiro pra poder se relacionar e interagir com os assuntos,e em segundo para auxiliar nas pesquisas,trabalhos,planos,e no novo modo de ensino.
    Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    A princípio mostrando a proposta e em segundo colocando a par dos assunto e do modo de trabalhar,sempre mostrando a inovação sem perder o fio da meada,ou seja,o conteúdo a ser trabalhado.

    ResponderExcluir
  9. Michelle Rossi - 5º Período/Noite

    1- Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    É necessário usarmos a tecnologia em todas as áreas, principalmente, na educação. O mundo está voltadado para ela, diante disso,o professor tem que se aperfeiçoar. A escola não pode apenas se concentrar na educação tradicional,ou seja, só ensinar a ler e escrever através do papel, tem que introduzir em seu cotidiano o computador, pois ele puxa o interesse do aluno e o faz acompanhar a odernidade.

    2 -)Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?

    As TICs são importantes para o aprimoramento das aulas ministradas pelos professores, as torna mais interessantes,pois haverá mais aproveitamento por pqarte dos alunos.

    3)Como preparar o aluno para o mercado de trabalho?

    A princípio, é necessário que o professor desperte em seus alunos o gosto pela leitura, pois, a mesma faz com que eles consigam interpretar e enriquecer seus vocabulários fazendo com que iniciem sua vida profissional ou cresçam nela.



    ResponderExcluir
  10. Andreza Oliveira 5° Período-Noite
    Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    A tecnologia esta presente a cada instante em nossas vidas e a área escolar não poderia ficar de fora, pois é de grande importância a inclusão da tecnologia nas salas de aula. Nos tempos atuais, a escola não pode ser conformar com o simplesmente ensinar a ler e escrever, como único mecanismo de superação pessoal. Se quisermos que nossos alunos tenham oportunidades na sociedade, nos devemos assumir o nosso desafio de levá-los a um novo patamar, oferecendo um ensino de qualidade e ao mesmo tempo formando uma sociedade comunicativa e preparada para o mercado de trabalho, pois o mesmo exige isso.

    Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    É necessário a inclusão digital e a desmistificação na escola pública para garantir a apropriação dessas tecnologias, permitindo à escola a autonomia para formar cidadãos críticos, com igualdade de oportunidades.

    Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    É necessária que a escola promova oportunidades aos alunos, inserindo em seu contexto escolar a realidade que vivemos sobre a tecnologia. É fundamental que o aluno seja cultivado na idade escolar, em um ambiente amigável e com maior aceitação de falhas e deslizes, em que o aluno é encorajado a tentar mesmo errando. Comunicação, tolerância, flexibilidade, liderança e paciência são algumas das características que são desenvolvidas nesse tipo de situação.assim preparando os educando para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Bárbara Costa - 5º período - noite

    1.Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

    É preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho e é só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso. Os alunos e professores precisam se apropriar da tecnologia tanto no que se refere ao uso do computador e da internet como de outras ferramentas de comunicação e informação. O objetivo é fazer os educadores refletirem sobre como podem usar a tecnologia para ensinar melhor.


    2.Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?

    A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade, e do uso dos recursos tecnológicos presentes nas mais variadas esferas da atividade social, se tornaram indispensáveis no dia-a-dia e, a educação não pode ficar à margem dessa realidade, pois há a necessidade de sua presença na escola.
    É preciso que os professores repensem a sua prática no tocante ao uso das tecnologias, construindo uma práxis pedagógica articulada e coerente com as exigências da sociedade atual, sendo este professor o principal ator do processo educativo.



    3.Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?

    Reconstruir o conhecimento em cima do que já está pronto, a fim de que, haja novas idéias, informações, fazendo a diferença no futuro.

    ResponderExcluir
  12. 1- Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    A cada dia que passa o mundo está cada vez mais inserido nas tecnologias. As escolas devem acompanhar esse avanço, também proporcionando uma educação voltada para as necessidades de seus alunos, que estão muito envolvidos nessa era tecnológica tornando assim o aprendizado mais prazeroso.

    2- Como usar as TCIs na escola, Omo incorporar as tecnologias no processo educativo?
    Deve ser usada de acordo com o interesse dos alunos. Deve ser inserida como instrumento que proporcione o desenvolvimento de conceito critico, que insira o individuo na sociedade, fazendo com que se transforme em um sujeito critico.

    3- Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    Possibilitando a eles não só a teoria como também a pratica, proporcionando uma visão mais ampla do cotidiano.

    ResponderExcluir
  13. 1. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    • Porque estamos vivendo em uma sociedade em constante evolução, onde se faz necessário estarmos inseridos no mundo tecnológico. O educador não deve ensinar ao aluno um conhecimento pronto e acabado, o professor deve incentivá-lo a pesquisar mais sobre o assunto mostrando a ele que a tecnologia bem utilizada é uma aliada e que através de mais conhecimento o discente se tornará um ser crítico e pensante.
    2. Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    • A tecnologia deve estar ligada a aprendizagem e o educador deve utilizar a tecnologia para melhor desenvolver seu trabalho e tê-la como uma aliada, pois desta forma suas aulas se tornarão atrativas para seus alunos e assim obterá um bom resultado.
    3. Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    • Fornecendo a eles um aprendizado concreto, fazendo com que desenvolvam a criticidade, autonomia e responsabilidade. E permitindo que experimentem novos conhecimentos, de modo que sua aprendizagem tenha sentido e significado quando estiver fora da escola e inserido no mercado de trabalho.









    1. Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    • Porque estamos vivendo em uma sociedade em constante evolução, onde se faz necessário estarmos inseridos no mundo tecnológico. O educador não deve ensinar ao aluno um conhecimento pronto e acabado, o professor deve incentivá-lo a pesquisar mais sobre o assunto mostrando a ele que a tecnologia bem utilizada é uma aliada e que através de mais conhecimento o discente se tornará um ser crítico e pensante.
    2. Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    • A tecnologia deve estar ligada a aprendizagem e o educador deve utilizar a tecnologia para melhor desenvolver seu trabalho e tê-la como uma aliada, pois desta forma suas aulas se tornarão atrativas para seus alunos e assim obterá um bom resultado.
    3. Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    • Fornecendo a eles um aprendizado concreto, fazendo com que desenvolvam a criticidade, autonomia e responsabilidade. E permitindo que experimentem novos conhecimentos, de modo que sua aprendizagem tenha sentido e significado quando estiver fora da escola e inserido no mercado de trabalho.









    ResponderExcluir
  14. DELVANIA - 5º PERÍODO
    1-Por que precisamos utilizar a tecnologia na escola?
    É indiscutivelmente obrigatório, pois hoje estamos na era tecnológica e a educação não poderia ficar de fora, ela é a engrenagem dessa máquina. Tudo e todos primeiramente passa pela educação escolar e nossos bambinos , assim como nossos jovens e adultos não podem ser exceção.Respiramos tecnologia onde quer que estejamos, em casa, na rua, no banco e na escola.
    2. Como usar as TICs na escola, como incorpora as tecnologias no processo educativo?
    Em sala de aula, tal recurso permite ao professor usá-la como ferramenta pedagógica a favor do processo de ensino e aprendizagem, em razão do leque de possibilidade e estratégias que podem e devem ser usado a bem da qualidade do ensino e da inclusão digital.
    3. Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    As escolas devem proporcionar a seus alunos o acesso à informática desde cedo e com isso vão se familiarizando com as máquinas e além do que, o mercado é muito concorrido e quem não estiver na era digital estará fora do sistema definitivamente.

    ResponderExcluir
  15. RAFAEL FERREIRA 5º PERÍODO MANHÃ

    1-Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    O ser humano é um ser que esta a todo momento se modificando, seja fisicamente, psicologicamente, intelectualmente e socialmente, ou seja nós somos um produto inacabado e sensíveis as influencias sociais. Assim, temos que acompanhar a evolução social.
    Levando isto em consideração e também considerando que a escola é um produto social, as escolas devem aderir um modelo tecnológico, para que, possa inserir este individuo na sociedade. Atualmente possuímos uma sociedade que vive no mundo da era digital, portanto, as escolas também devem estar se adequando a este mundo digital, pois ela é a grande instituição formadora de cidadãos capazes de atuar em uma determinada sociedade.Enfim, ela deve sim utilizar da tecnologia para familiarizar os educandos com o mundo atual. A escola é reflexo da sociedade e a sociedade reflexo da escola.

    2- Como usar as TICs na escola, como incorporar as tecnologias no processo educativo?

    Os recursos devem ser utilizados como forma de inserção social, com dinamicidade e criticidade, possibilitando o indivíduo a ter novas experiências que contribua para seu desenvolvimento social, de habilidades intelectuais e técnicas.
    O professor deve oferecer meios para o aluno acessar estas tecnologias, ele precisa estar ligado e consciente a respeito da importância da tecnologia e com a formação de um cidadão atuante e acima de tudo humano.

    3 - Como preparar os educandos para o mercado de trabalho?

    A escola deve voltar sua metodologia para para o mundo atual, o mundo tecnológico, colocando em suas atividades extras curriculares atividades envolvendo os meios tecnológico. Desenvolvendo no aluno a ética, a responsabilidade o compromisso e possibilitando ao aluno fazer uma relação do conhecimento teórico com a prática. Deve contribuir para a formação do indivíduo frente a sociedade. No meu ponto de vista a escola deve ser técnica, humana e crítica.

    ResponderExcluir